Clique aqui para assistir

O documentário curta metragem realizado pela Associação São Joaquim sobre a história da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba, contada pelas pessoas idosas, realizou entrevistas com as pessoas longevas residentes na região e as atendidas no Centro de Convivência para contar a história da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba, marco arquitetônico e histórico do estado de São Paulo.

Manifestações culturais como a Folia de Reis, Festa de Santa Cruz e Santa Cruzinha têm tradição secular em Carapicuíba, as pessoas participantes da Associação São Joaquim trazem neste filme a memória viva e latente com cantos e danças destas tradições promovidas dentro e fora da instituição.

O encantamento da cultura popular atua ressaltando a memória destas pessoas, oportunizando que também os mais jovens se apropriem da importância histórica e enxerguem o valor de seu próprio município nas áreas artísticas, turísticas e econômicas oferecidas por meio da cultura. “Memórias da Aldeia de Carapicuíba: cultura e longevidade” contribui com a preservação da cultura local poe meio das histórias e memórias das pessoas que estão ligadas à ela.

O curta metragem documental enfatiza a importância da valorização das pessoas 60+ e de sua sabedoria para a preservação e manutenção da cultura, que confere identidade e fortalece a população e o desenvolvimento local. Desta forma contribui também com a valorização das histórias de vida, da identidade do território, da importância das festas populares como a de Santa Cruz, Santa Cruzinha e Folia de Reis, transmitidas de forma ancestral, trazendo mais dignidade às pessoas que conquistaram muitos anos de vida.

*Realizado por meio do Edital da Secretaria de Cultura e Turismo de Carapicuíba, através da Lei Paulo Gustavo 004/secult/2023 – Edital audiovisual e em parceria Curta a Ideia, produtora especialista em causas.

ASSISTA AQUI!